Telescópio Kepler detecta cinco novos planetas


A NASA agência espacial americana, anunciou nesta segunda-feira (4) ter detectado cinco novos planetas fora do sistema solar. A descoberta é a primeira feita pelo telescópio Kepler, lançado ao espaço em março de 2009 para localizar planetas semelhantes à Terra. Batizados de Kepler 4b, 5b, 6b, 7b e 8b, os novos planetas têm temperaturas de até 1.600 graus em suas superfícies. Quatro deles são significativamente maiores maiores que Júpiter, enquanto o quinto se assemelha a Netuno.
Embora todos os cinco sejam grandes e quentes demais para abrigar vida, a descoberta confirma o sucesso da nova tecnologia para a detecção de planetas. "É apenas uma questão de tempo até que as observações nos levem a planetas menores e com órbitas mais longas, cada vez mais parecidos com a Terra", afirma Jon Morse, diretor da divisão de astrofísica da Nasa.
Com preço estimado em US$ 550 milhões, o telescópio possui a câmera de maior resolução já lançada ao espaço (95 megapixels), com alta sensibilidade à luz. Ele é capaz de observar o brilho de 170 mil estrelas simultaneamente e perceber as leves oscilações de luz provocadas pelos planetas quando passam na frente das estrelas. (Confira nesta reportagem de março de 2009.)
O nome do telescópio é uma homenagem ao astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630). Um dos pioneiros da astronomia moderna, Kepler foi o primeiro cientista a constatar que os planetas têm órbitas elípticas, e não circulares.

0 comentários:

Postar um comentário