Pouco conhecido no Brasil, Peter Høeg é um escritor dinamarquês, autor de obras de estilo excepcional. Nascido em Copenhague, onde vive com a mulher e duas filhas, trabalhou como marinheiro, bailarino e ator antes de tornar-se romancista.
Peter publicou seu primeiro romance, "Uma História de Sonhos Dinamarqueses", em 1988, e recebeu críticas muito positivas. Nos anos que se seguiram ele escreveu e publicou a coleção de pequenas histórias "Contos da Noite", e quatro romances: "Senhorita Smilla e O Sentido da Neve", "Borderliners", "A Mulher e O Macaco" e "A Menina Silenciosa".
Foi Senhorita Smilla e O Sentido da Neve que resultou na celebridade literária internacional e imediata de Peter. Seus livros foram publicados em mais 30 países além da Dinamarca. Seu estilo, porém, é difícil de classificar em termos literários, visto que suas obras são muito diferentes umas das outras. Já foi considerado pós-moderno, gótico e realista. Há, entretanto, uma característica comum a todas as suas obras: elas sempre parecem tratar das consequências do progresso da civilização.
Senhorita Smilla e O Sentido da Neve
De tirar o fôlego, o romance foi traduzido para 17 idiomas e ganhou o topo da
A protagonista, Smilla, é uma groenlandesa que vive na Dinamarca mas que não se enquadra às hipocrisias da sociedade "civilizada".
Intrigada pela misteriosa morte de seu pequeno vizinho Isaías, que cai de um telhado, Smilla percebe que a polícia tenta abafar o caso. Mas há pistas na neve que só ela seria capaz de interpretar. Há algo errado, não foi um acidente.
Decidida, parte sozinha em uma complexa e perigosa investigação.
Confira também o trailer da versão adaptada ao cinema de Senhorita Smilla e O Sentido da Neve:
0 comentários:
Postar um comentário