A exposição chegou no momento certo, já que a importância histórica do artista tornou-se mais evidente quando um incêndio destruiu cerca de 30% de suas obras, em outubro passado, na residência do irmão.
A organização da mostra é bem pertinente e faz todo o percurso de Oiticica: no primeiro andar do prédio, os visitantes vão encontrar pinturas e relevos, nos dois andares seguintes estão as obras mais famosas do artista, os parangolés e instalações.
Os curadores da exposição, Fernando Cocchiarale e César Oiticica Filho respeitaram as anotações deixadas por Hélio Oiticica, que expressavam a intenção do artista de que sua obra deveria ser recriada sempre que necessário.
Saiba mais: Helio Oiticica foi um dos representantes do Neoconcretismo, movimento artístico que teve início no final da década de 1950, ao lado de Ferreira Gullar, Lygia Clark, Lygia Pape, entre outros.
Sobre a exposição: A mostra “Hélio Oiticica – Museu é o mundo” está no Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, São Paulo - SP), de terça à sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados e domingos, das 11h às 20h, até dia 16 de maio de 2010. A entrada é franca.
Acompanhe um vídeo-montagem com imagens das obras do artista:
0 comentários:
Postar um comentário